Em entrevista ao programa Revista Brasil, o presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Pedro Afonso Gomes, explicou como funciona o mercado da venda de automóveis novos e seminovos.
Devido à pandemia, a indústria automotiva sofreu forte impacto. As indústrias diminuiram a produção, faltavam peças e matéria-prima. Por isso elas optaram por produzir carros mais caros. O que levou a maior procura dos compradores por carros seminovos.
"Vamos ter o encontro das famosas variáveis produção/renda/oferta/procura. Ou seja, quando aumenta a procura por determinada faixa de veículo tende ele a elevar-se o seu preço. Quando falta produto, ou seja, não foi produzido, também aumenta aquele que já está pronto, o seminovo. É o que está acontecendo agora. Em virtude da pandemia, algumas montadoras privilegiaram a fabricação de veículos mais caro. E agora elas estão retomando", explica Gomes.
A sugestão do presidente da Corecon para o cidadão que queira comprar um carro seminovo é que espere um pouco mais porque os preços tendem a baixar assim que a indústria retomar a normalidade da produção de veículos novos de preço médio.
Clique no player para ouvir a entrevista completa.