Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economista avalia os 30 anos do Plano Real

Política foi responsável pelo fim da hiperinflação e pela criação do Real

Revista Brasil

No AR em 01/07/2024 - 11:35

O Revista Brasil conversou com o economista e professor da UnB Newton Marques sobre os 30 anos do Plano Real. Quem viveu na década de 1980 pode ser lembrar o que era uma inflação que chegava a 2.477% ao mês, os preços eram constamente atualizados nos supermercados por funcionários especializados.

Essa realidade só mudou com a aplicação do Plano Real, que completa 30 anos nesta segunda-feira (1º). As ações para o resgate do valor da moeda começaram com a criação de um superindexador, a Unidade Real de Valor (URV), que foi usado por três meses para calcular os preços junto a moeda corrente na época, o Cruzeiro Real. Com a criação do Real, a nova moeda, 1 URV passou a valer R$ 1, o que equivalia a 2.750 cruzeiros reais.

"Se não tivesse tido um Plano Real tudo seria mais difícil para economia brasileira", avalia Newton. "Com certeza não iria criar um caminho de estabilidade macroeconômica e estabilidade dos preços." Ele pondera que a inflação afeta mais diretamente aquelas classes de renda mais baixa. "Eles não conseguem se defender porque não tem reajuste salarial ao longo do mês."

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 01/07/2024 - 11:36

Mais do programa