O Revista Brasil entrevistou o diretor do Escritório da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), Carlos Mussi.
Ouça outras edições do Revista Brasil
Ele explicou que a Cepal estima que as mudanças climáticas podem levar de 3 a 5% de perda do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina e Caribe até meados deste século. Por isto, a Região tem que se preparar para esse aumento de temperatura e de adaptação de como vamos viver neste cenário novo.
Mussi ainda esclareceu que os setores mais impactados são a agricultura, disponibilidade de recursos hídricos, estilos de vida e produção para evitar o uso de combustíveis fósseis, impactos sobre saúde com a proliferação de doenças tropicais, na pobreza e geração de renda no setor rural, e até em serviços como o turismo. Dois aspectos mais importantes que têm a ver com as mudanças climáticas são basicamente o uso da terra e o de combustíveis fósseis.
Confira a entrevista na íntegra ao programa Revista Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.