Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil desperdiça energia equivalente à metade da produção de Itaipu

É o que revela estudo da Abesco sobre a eficiência energética no

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) acaba de consolidar um estudo sobre a eficiência energética no Brasil e detectou que, em seis anos, o Brasil desperdiçou 250 mil GWh, o equivalente a 2,6 Itaipus. O problema é que o custo dessa energia desperdiçada é de mais de R$ 62 bilhões, aproximadamente o dobro do que está sendo investido na usina de Belo Monte.

 

Ouça dicas para economizar energia elétrica e ajudar o meio ambiente

 

Para falar sobre este assunto, o programa Revista Brasil entrevistou Rodrigo Aguiar, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os prejuízos que este desperdício pode trazer à população brasileira e que medidas devem ser tomadas para evitar o desperdício, principalmente nas grandes cidades.

 

Rodrigo Aguiar contou que o desperdício no país pode ser entendido como uma cultura. Isso porque no Brasil, assim como em toda a América Latina, as pessoas têm uma mania de abundância. Logo, elas consomem mais do que necessitam e só pensam em economizar quando a situação se torna um racionamento, ou seja, quando já há indícios de uma crise.

 

Rodrigo explicou que o correto seria que a população brasileira se atentasse para o desperdício ainda fora da crise. A atitude poderia evitar muitos prejuízos ao país. Além disso, ele ressaltou que devem ser tomadas uma série de medidas para evitar o desperdício de energia elétrica no Brasil. Entre elas estão ações como desligar a luz quando não estiver sendo utilizada, tomar banhos mais rápidos ou colocando equipamentos mais eficientes para ajudar no racionamento.

 

O presidente da Abesco destacou que há um déficit em campanhas voltadas para a economia de energia elétrica no Brasil. Para ele, seria essencial que houvesse campanhas de incentivo ao não desperdício no país, seja por meio de benefício fiscal ou algum crédito fiscal que facilitasse a troca de uma geladeira, por exemplo, ou de um ar-condicionado ou das lâmpadas de uma residência, ocasionando uma redução do consumo de energia.

 

Ouça a íntegra da entrevista ao programa Revista Brasil e confira mais dicas para economizar energia.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 13/01/2015 - 11:12 e atualizado em 13/01/2015 - 10:39

Mais do programa