Comprar o carro à vista dá ao consumidor mais poder de negociação. Há a possibilidade de barganhar preço e até conseguir mais acessórios para o veículo. As opções para quem não consegue fazer esse planejamento financeiro são o consórcio e o financiamento. Mas, para você que está fazendo planos para a compra de um carro, qual melhor opção de financiamento? Leasing ou CDC?
Confira outras edições do programa Revista Brasil
Para tirar a dúvida, o programa Revista Brasil conversou com o consultor financeiro Stanlei Bellan, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os tipos de financiamento e para que bens financiáveis eles são mais indicados. Além disso, ele contou que prejuízos uma escolha equivocada pode trazer ao consumidor.
Stanlei Bellan explicou que para a compra de um carro feita por uma pessoa física, ou seja, quando não se trata de uma empresa, o financiamento leasing pode não ser a melhor opção. Isso porque esta forma de financiamento pode trazer alguns problemas, já que se trata de um aluguel, no qual você tem a opção de comprar o carro ao final, mas que ainda não está comprado, de fato.
Por outro lado, em um empréstimo CDC, o carro fica no nome do comprador e alienado pelo banco. Ou seja, o carro já está comprado e não alugado, como no leasing. Por esta razão, segundo o consultor financeiro, o empréstimo é a melhor opção para o consumidor na pessoa física.
Já em relação às empresas (pessoas jurídicas), Stanlei Bellan afirmou que o financiamento ideal é o leasing, pois a empresa pode ainda não ter a certeza de uma compra. Portanto, o veículo fica na condição de alugado e, apenas ao final da negociação, a empresa tem a opção de comprá-lo ou não.
Saiba mais informações sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasil.
O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.