O número de zeros na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu cinco vezes em 2014, no comparativo com 2013.
Especialistas ainda tentam entender o motivo para mais de 500 mil pessoas tirarem nota zero na redação do Enem 2014
Segundo eles, as causas seriam o aumento do número de candidatos, falta de leitura dos participantes, maior rigor da banca que corrige as provas, um tema menos conhecido do que o do ano anterior e um retrato mais fiel da má qualidade do ensino no país.
Participaram da mesa redonda para falar sobre o assunto: o senador e integrante da Comissão de Educação do Senado Federal, Cristovam Buarque (PDT-DF); a especialista em didática e educação de jovens e adultos da Unesp, em Presidente Prudente, Maria De Fátima Rotta Furlanetti; e o escritor, professor de literatura e coordenador do Museu Casa das Rosas de São Paulo, Reynaldo Damásio.
Para a professora Maria De Fátima falta de conhecimento em dissertação argumentativa e temática delicada afetaram no alto índice de alunos com nota zero na redação do Enem 2014.
O Enem é cada vez mais uma opção para quem busca ingresso no Ensino Superior.
Confira o debate na íntegra nesta mesa redonda que foi ao ar pelo programa Revista Brasil.