Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crise hídrica: conferência discute reuso e dessalinização da água

Encontro no Rio de Janeiro prosssegue até quarta-feira (25) com

Até quarta-feira (25) especialistas da América Latina, Arábia Saudita, Espanha e Autrália discutem a crise hídrica em conferência IDA RIO 2015, promovida pela Internacional Desalinization Association. Entre os temas debatidos estão o reuso e dessalinização da água.

 

Para o vice-presidente do Conselho de Administração da CAB Ambiental, Yves Besse, as crises criam a uma oportunidade para rediscutir o que está sendo feito, "porque é uma contradição enorme ver um país como o Brasil, um dos maiores países de reserva de água doce do mundo, passar pela situação atual em relação à água".

 

O professor explica que a conferência  tem como objetivo abrir discussões sobre novas tecnologias e novas opções para enfrentar esse desafio: que é vencer a crise e gerar a qualidade de vida que a população brasileira merece.

 

Para o especialista, o reuso da água é um processo natural, uma vez que quando se usa a água e a descarta mesmo sem tratamento, ela vai para o meio ambiente e ele próprio limpa essa água. "Por exemplo, o Rio Tietê, a 5km de São Paulo, está limpo, apesar de em São Paulo estar totalmente poluído. E esta água tratada pela própria natureza é utilizada pelas cidades fora da capital paulista", acrescenta.

 

Acompanhe as informações sobre reuso e dessalinização da água nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com apresentação do jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 23/03/2015 - 16:54 e atualizado em 23/03/2015 - 14:54

Mais do programa