De hoje, 2 de março, até o dia 3 de abril, contribuintes de todo Brasil que tiveram rendimentos superiores a R$ 24.556,65 no ano passado devem fazer a declaração de Imposto de Renda, o IRPF 2015. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil, desta segunda -feira (2) entrevistou o especialista em contabilidade, gestão e consultoria, Silvinei Toffanin.
Uma das mudanças na declaração de 2015 é a exigência do CPF para dependentes com 16 anos ou mais. Antes, a obrigatoriedade do documento era para os dependentes com maiores de 18 anos. A decisão da nova regra está publicada no Diário Oficial da União, em 19 de fevereiro de 2015.
Ouça mais informações sobre o IRPF 2015
De acordo com o Silvinei Toffanin, a medida visa o cruzamento de dados da Receita Federal para se evitar fraudes. “Hoje, muitas pessoas com até 16 anos costumam ter rendas através de pensão alimentícia, ou através de heranças e acabam tendo rendimentos”, disse o consultor. De acordo Toffanin, essas receitas obtidas por dependentes acabavam sendo omitidas.
Confira a entrevista na íntegra no player acima e tire suas dúvidas sobre a declaração de imposto de renda e as novas regras.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. O programa desta segunda-feira (2) teve a apresentação de Taís Ladeira. A jornalista substituiu Valter Lima, que está de férias.