Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista alerta para golpes online na hora de declarar o IR

O objetivo é assegurar proteção e a conscientização dos consumidores

Com objetivo de  assegurar a proteção e a conscientização dos consumidores em relação aos riscos e às boas práticas de navegação da internet, especialista alerta para os golpes online neste período de declaração do Imposto de Renda. Ele orienta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora do preenchimento via web.

 

Confira outras edições do Revista Brasil

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o engenheiro eletrônico e especialista em segurança na internet, Thiago Hyppolito, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como utilizar a internet de forma segura, principalmente na hora de declarar os rendimentos.

 

Thiago Hyppolito explicou que, antes de acessar qualquer site ou página na internet, é necessário que o internauta utilize sempre um dispositivo, seja um smartphone, tablet ou mesmo o computador, com ferramenta de segurança. Segundo ele, esse é um requisito básico para quem vai iniciar a navegação, especialmente em transações financeiras.

 

Ouça mais notícias sobre o IRPF 2015

 

O especialista em segurança na internet ressaltou que os cuidados na web devem ser tomados em qualquer época do ano, mesmo não sendo em período de declarar o Imposto de Renda. Ele lembrou que os golpes online acontecem da mesma forma, apenas muda a roupagem. Logo, é preciso ficar atento para links como “confirme aqui os seus dados” ou “baixe aqui o programa”, por exemplo.

 

Thiago Hyppolito destacou, ainda, que em época de declaração do Imposto de Renda os golpes se tornam mais frequentes e mais fáceis para os criminosos. Isso acontece porque os contribuintes devem baixar e instalar pelo menos dois programas para realizar a ação – um para fazer a declaração em si e outro para enviar. De acordo com o especialista, isso torna o período um tanto complicado, já que as pessoas já estão esperando por isso e naturalmente não deverão desconfiar dos links que sugerem o download.

 

Hyppolito alertou para que, ao receber qualquer e-mail referente à declaração do IR, o contribuinte vá direto ao site da Receita Federal, faça o download dos programas através da página e, além disso, evite clicar em mensagens do tipo “faça o recadastramento” ou “verifique aqui o status da sua declaração”.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil, hoje com apresentação de Andhrea Tavares, e saiba mais como prevenir golpes online na hora de declarar o Imposto de Renda.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 13/03/2015 - 11:42 e atualizado em 13/03/2015 - 10:04

Mais do programa