O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza até o dia 20 de março, a Operação Páscoa, para fiscalizar, em todos os estados do Brasil, pontos de venda que comercializam ovos de chocolate que contenham brindes. Durante a ação agentes fiscalizadores dos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (órgãos delegados do Inmetro) examinarão se os brinquedos, oferecidos como brinde, ostentam o selo de identificação da conformidade, o que evidencia que o produto foi certificado.
Sobre o assunto o Revista Brasil conversou com o chefe da Divisão de Fiscalização, Verificação e Conformidade do Inmetro, Marcelo Monteiro.
Confira também: Páscoa saudável: nutricionista dá dicas para alimentação no feriado
A iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores a garantia de que estão adquirindo apenas produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo. O consumidor também pode ajudar nesta fiscalização. Todo ovo deve ter a informação que o brinde foi certificado pelo Inmetro.