Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cientistas brasileiros descobrem substância que repele e mata o aedes aegypti

No primeiro trimestre deste ano, os casos de dengue no Brasil

No primeiro trimestre deste ano, os casos de dengue no Brasil aumentaram 240%.  Até o final de março, 132 pessoas morreram por causa da doença. São muitas as pesquisa em busca de uma solução para a epidemia de dengue no Brasil. Recentemente, pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo descobriram uma substância que repele e mata o mosquito. Para falar do assunto o Revista Brasil entrevistou nesta quarta-feira (15) o professor e especialista em parasitologia da Unesp de Rio Claro, Cláudio José Von Zuben.

 

Leita também: Notificações por dengue em Macapá crescem 600%

 

Segundo o professor a substância pesquisada, o raminolipídio, “é um produto extraído a partir de uma bactéria encontrada no solo, que tem o papel de biodetergente”. Ele conta que experimentos de laboratório já demonstraram a eficiência do produto.

 

Cláudio José Von Zuben afirma que o produto já está pronto, mas o processo de produção ainda é muito caro, ele estima que talvez daqui a 3 a 4 anos, o produto possa ser comercializado. Os cientistas da Unesp trabalham agora em um novo métodos de produção para tentar reduzir o custo final, tanto da produção como da purificação do produto.

 

Apesar da descoberta, o parasitologista recomenda: “o mais eficiente ainda é o controle do imaturo”, que são os criadouros do mosquito.

 

Saiba mais sobre este assunto nesta entrevista ao Revista Brasil. O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.



Criado em 15/04/2015 - 15:18 e atualizado em 15/04/2015 - 13:34

Mais do programa