Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como estão os direitos indígenas? Antropólogo avalia

Antropólogo avalia que depois de avanços nas políticas públicas ao

Neste domingo (19), foi comemorado o Dia do Índio. Sobre os direitos dos indígenas, o Revista Brasil desta segunda-feira (20) conversou com o o professor de Antropologia da Unesp de Araraquara, em São Paulo, Paulo Santilli. Ele avalia que depois de um período  vários avanços nas políticas públicas ao reconhecimento dos diretos indígneas, como direitos territoriais, saúde, educação, recentemente houve uma paralisia, no sentido de que os procedimentos para regularização das terras indígenas estão entravados, por decisão política e governamental nos órgãos responsável por operar este reconhecimento, ou seja, a Funai e o Ministério da Justiça.

 

Para o antropóloo, apesar do crescente uso de recursos públicos na educação e na saúde, isso não tem se revertido na qualidade dos serviços, pelo contrário tem-se sentido uma piora, com a volta de epidemias que haviam sido controladas, de procedimentos hospitalares que industrializam sem maiores críticas.

 

Outra questão é a carência de representação política que faz com que as medidas legislativas tenham revertido os direitos conquistados dos povos indígenas, desde a promulgação da Constituição.

 

Acompanhe esta entrevista sobre os direitos dos povos indígenas na visão do antropólogo da Unesp ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 20/04/2015 - 15:16 e atualizado em 20/04/2015 - 12:06

Mais do programa