Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Levantamento inédito revela os benefícios do uso da bicicleta

Estudo pioneiro no Brasil tem o intuito de analisar e apresentar as

Levantamento inédito revela os benefícios do uso da bicicleta e apresenta as melhores formas de incentivar o uso desse tipo de transporte. Atualmente existem mais de 70 milhões de biciletas no Brasil. Sobre o assunto, o Revista Brasil desta quinta-feira (16) conversou com o  vice presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Eduardo Musa.

 

Ouça tambem:Grupo pede mais segurança para uso da bicicleta como meio de transporte

 

Ele conta que a bicicleta é um meio de transporte muito antigo, que teve um espaço grande no desenvolvimento da sociedade, mas surpreendemente em alguns lugares como a China, o uso da bicicleta está caindo. A China chegou a representar quase 50 milhões de bicicletas vendidas por ano e hoje é menos de 20 milhões.

 

Para Musa, uma razão muito simples para isso é o que aconteceu no Brasil, com o crescimento da renda da população, as pessoas tiveram a oportunidade de acesso a outros meios de transporte e migraram da carroça para a bicicleta e depois da bicicleta para motos e para carros. O estudo traz um dado interessante: 20 anos atrás, no Brasil, se vendiam 6 milhões de bicicletas e 100 mil motos. Em 2013, esses dados caíram de 6 milhões de bicicletas para 4 milhões e a moto cresceu de 100 mil para um 1,5 milhão de motos vendidas.

 

Mas de acordo com o presidente da Abraciclo, começamos agora uma terceira fase do desenvolvimento da mobilidade, com o caos no trânsito e grandes congestionamentos nos centros urbanos, a bicicleta volta a ser vista como uma alternantiva de solução para a mobilidade. Para o entrevistado, o estudo mostra todos os benefícios deste modo de transporte como uma real solução para um problema cada vez maior em todas as nossas cidades.

 

Saiba mais sobre este estudo que mostra o uso da bicicleta como uma grande protagonista para melhorar a mobilidade urbana, nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com a jornalista Taís Ladeira, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 16/04/2015 - 17:20 e atualizado em 16/04/2015 - 14:14

Mais do programa