Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primeiro júri federalizado no país julga acusados de assassinato

Manoel Mato foi morto porque denunciou mais de 200 assassinatos por

Começou esta semana, em Recife (PB), o primeiro júri federalizado da história do país. Está sendo julgado o assassinato do advogado e ex-vereador Manoel Bezerra de Mattos Neto, morto em 2009. Um policial militar e outros quatro homens são acusados de participação no homicídio. O advogado tinha denunciado mais de 200 mortes por grupos de extermínio na divisa da Paraíba com Pernambuco, conhecida como "Fronteira do medo".

 

Confira também: Advogado explica lei de combate à violência contra professores

 

O júri federalizado, significa que o processo foi transferido da esfera estadual para a federal. O motivo dessa transferência é que jurados estariam sofrendo influência ou mesmo com medo de participar do júri.  E este é o desta mesa redonda, que contou com os seguintes convidados: conselheira e representante do Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União e relatora na Comissão Manoel Mattos, Ivana Farina Navarrete Pena; coordenadora da Ong Justiça Global,Sandra Carvalho; e advogado criminal, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, membro da Comissão Especial de Juristas do Senado que elaborou o anteprojeto do novo Código Penal e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Pedro Paulo de Medeiros.

 

Ouça os participantes desta mesa redonda sobre o primeiro juri federalizado do país que está ocorrendo em Recife, capital de Pernambuco. A mesa redonda tem apresentação e mediação do jornalista Valter Lima, na Rádio nacional de Brasília.



Criado em 17/04/2015 - 16:00 e atualizado em 17/04/2015 - 13:05

Mais do programa