Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oficinas mecânicas deverão ter certificado de serviços automotivos

Instituto da Qualidade Automotiva lança certificação para oficinas

Instituto da Qualidade Automotiva lança certificação para oficinas especializadas na reparação de transmissões mecânicas e automáticas.

 

O novo serviço é realizado de acordo com a NBR 15760, que estabelece princípios gerais de inspeção, diagnóstico, reparação e substituição de transmissões. Para obter a certificação, a oficina deve estar preparada, porque os veículos evoluíram e essa evolução precisa de profissionais capacitados e em local adequado.

 

Segundo o gerente de Certificação de Serviços Automotivos do Instituto de Qualidade Automotiva, Sérgio Fabiano, a primeira providência para obter o certificado é uma solicitação ao Instituto que vai analisar algumas características para ver se a oficina tem o mínimo de requisitos necessários. Em seguida o local será avaliado por auditores, sobre como funciona, a parte ferramental, equipamentos em geral, a gestão financeira e de pessoas, e após toda avaliação aprovada, a oficina recebe o certificado para fazer reparos automotivos.

 

As oficinas que possuem certificação também podem perdê-la, caso seja denunciada, não podendo mais atuar no setor. Quem quiser saber se a oficina é certificada, basta acessar o site do Instituto de Qualidade Automotiva onde existe o link empresas ceritificadas, por região do país. A oficina que queira obter a certificação também deve entrar no site, onde há uma área específica para oficina e ter todas as informações necessárias.

 

Ouça a entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 11/05/2015 - 21:50 e atualizado em 11/05/2015 - 18:52

Mais do programa