O Brasil é o quarto no ranking mundial de acidentes de trabalho. Perde apenas para China, Índia e Indonésia. A cada ano, o país registra 700 mil casos. Os dados impressionantes foram apresentados no Seminário Trabalho Seguro, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em 19 de junho, em Brasília.
Os juízes avaliaram o aumento no número de acidentes de trabalho e discutiram possíveis mudanças na legislação. Para fazer um balanço do que foi abordado no seminário, o programa Revista Brasil entrevistou o juiz do Trabalho e coordenador da Associação dos Magistrados Brasileiros, Antônio Oldemar Coelho.
Confira outras edições do Revista Brasil
Segundo o juiz, o evento debateu questões jurídicas que envolvem a saúde do trabalhador e o meio ambiente do trabalho, a politica nacional de segurança e saúde do trabalho, diagnósticos e perspectivas de reação nos próximos anos em razão da quantidade de acidentes de trabalho no Brasil. Foram analisados acidentes no trajeto de ida e volta ao trabalho, INSS e suspensão dos benefícios previdenciários.
Ainda de acordo com Antônio Oldemar, a AMB é contra a terceirização. “As empresas terceirizam de uma forma generalizada, precarizam as relações de trabalho. Hoje, em cada 5 acidentes que acontecem no país, 4 são com trabalhadores terceirizados. Normalmente as empresas terceirizadas são pequenas, com pouco poder econômico-financeiro e com pouca inserção na área tecnológica de modernização na figuração do trabalho”, ressaltou.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.