A organização humanitária Rotary recebeu felicitações de Bill Gates durante a 106ª Convenção Internacional em São Paulo, realizada nos dias 9 e 10 de junho, pelos 30 anos de esforços bem-sucedidos na erradicação da poliomielite em todo o mundo. A eliminação mundial da pólio tem sido a prioridade do Rotary desde 1985.
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o vice-presidente da Comissão Anfitriã da Convenção Internacional do Rotary, Mário César Camargo, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a luta da organização para eliminar a poliomielite no mundo todo e como esse trabalho está sendo feito para que o objetivo seja alcançado.
Mário César explicou que a forma de arrecadação de dinheiro para a luta da eliminação mundial da pólio começa pelos próprios rotarianos da Fundação Rotary. Existem parcerias com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef, Fundação Bill e Melinda Gates e, também, apoio dos governos americano, alemão e japonês. Ainda, o Parlamento Europeu deve aprovar um verba suplementar de ajuda para o próximo ano.
Confira outras edições do Revista Brasil
A incidência de poliomielite despencou em mais de 99%. Na década de 1980, fora registrados cerca de 350 mil casos. Agora, no primeiro semestre de 2015, o número caiu para 22 casos registrados em dois países, sendo dois no Afeganistão e 20 no Paquistão.
Mário César é otimista em relação à erradicação da doença. “Dois bastiões de resistência da pólio no mundo e nós vamos atingi-lo e vamos vencê-los”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra no player acima!
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é do jornalista Valter Lima.