Fontes de energia alternativa ajudariam a reduzir o custo da conta de luz, por isso o Brasil deveria investir mais para estimular a energia solar. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Proteste - Associação de Consumidores. Dos 1.171 entrevistados, 69% acreditam que com pelo menos um sistema de energia alternativa instalado em casa sentiriam a economia no bolso.
Para falar do assunto o programa Revista Brasil desta segunda-feira (27) entrevistou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Ela informa que 84% se mostraram interessados em energia alternativa. Os painéis solares obtiveram mais de 70% da preferência, entre diversas formas de energia alternativa sugeridas.
Considerando uma família de quatro pessoas tomando um banho de 8 minutos por dia, o consumo mensal médio seria de 56 kWh/mês. Já com o painel solar, não haveria custo energético para aquecer a água para o banho, gerando uma boa economia no fim do mês.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Purificador de água à base de energia solar é desenvolvido no Amazonas
Tecnologia que usa células solares produz energia elétrica a baixo custo