Pesquisa revela que 35% dos brasileiros conhecem pelo menos uma pessoa que já fez aborto clandestino. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela empresa Expertise, especializada em pesquisa de mercado e de opinião. Agora o tema aborto fará parte do painel #brasilsemfiltro um raio-X. Sobre o assunto o programa Revista Brasil desta quinta-feira (30) conversou com o especialista em pesquisa de mercado da Expertise, Christian Reed.
Segundo o especialista, foram ouvidos 1.500 brasileiros com idades entre 16 e 70 anos, de todas as classe sociais. O objetivo era apurar se o brasileiro sabe qual é a lei que vigora hoje no país e se é favor da manutenção da lei ou se prefere a mudança.
A pesquisa mostra que 74% dos entrevistados declararam ser a favor da legalização do aborto, de um forma geral conhecem a lei. Por outro lado, apenas 60% dos que são contra o aborto sabem como funciona a legislação.
Segundo o especialista, o número que mais o assustou foi o resultado da pesquisa sobre o aborto clandestino que revelou que 35 % dos pesquisados conhecem alguém que já fez esse tipo de aborto. Para ele esse número é preocupante porque certamente grande parte dos procedimentos não foram feitos em condições médicas adequadas. Levando em conta só as mulheres, 45% informaram que conhecem alguém que fez aborto clandestino.
Apesquisa foi feita com brasileiros de ambos os sexos, moradores de todas as regiões do país, durante o mês de junho.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Andhrea Tavares.
Justiça autoriza aborto de feto com síndrome de Edwards