No Brasil, a lei que estabelece cotas de emprego para pessoas com dificiência, que comemorou 24 anos na última sexta-feira (24), alcançou 37,58% de preenchimento do percentual das vagas reservadas. Os dados são da RAIS de 2013.
Por estado e seguindo a proporcionalidade, as empresas do Rio Grande do Sul aparecem em primeiro lugar nas ações de inclusão social e manutenção destes empregos, chegando a 52% de cotas cumpridas. Em seguida estão: Espírito Santo (47%); Santa Catarina (45%); São Paulo (45%) e Ceará (44%). Em números absolutos o estado de São Paulo lidera com 111.2013 pessoas com deficiências empregadas.
Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou a auditora fiscal do Trabalho e Responsável Nacional pelo Projeto de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti. Para ela, a fiscalização é uma importante ferramenta para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Segundo Fernanda di Cavalcanti, a fiscalização tem como objetivo garantir a inserção, a manutenção e a progressão da pessoa com deficiência no emprego com igualdade de oportunidades.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Lei de contratação para pessoas com deficiência completa 24 anos