Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Noruega corta investimentos bilionários às indústrias de carvão do país

Especialista explica que Brasil tm poucas fontes de energia renováveis

Em decisão histórica, Noruega diz não ao carvão. Atualmente países que investem demasiadamente em energias poluentes, em especial às de combustíveis fósseis devem ficar alerta. Nesse sentido, a Noruega aprovou a alteração no Fundo de Pensão do Governo Norueguês para diminuir o uso de combustíveis fósseis no país. A atitude resultou num desinvestimento de aproximadamente oito bilhões de euros em 122 empresas do mundo e é considerada um importante passo para diversificação energética global.

 

Nesse contexto o Brasil ainda precisa melhorar, já que ainda investe pouco em energias renováveis. Isso é o que o secretário-executivo do Observatório do Clima (OC) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza Carlos Rittl, explica para o programa Revista Brasil.

 

Para ele, as políticas brasileiras de expansão da geração de energia deveriam considerar as mudanças climáticas e os riscos dos investimentos na hora de alocar os recursos. O secretário- executivo destaca que o Brasil projeta colocar 70% dos investimentos em energia em combustíveis fósseis, nos próximos dez anos. Esses recursos vão gerar impactos no clima e podem se transformar em investimentos de alto risco, apontou. Devemos priorizar e incentivar o uso de energias renováveis, que temos a nossa disposição de forma abundante, como energia dos ventos, energia solar, energia da biomassa da cana-de-açúcar, da biomassa de madeira. Fontes abundantes que não causam impacto que causam as fontes fósseis de energia.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima!


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília.



Especialista explica o uso de fontes de energia limpas no Brasil

Criado em 14/07/2015 - 17:18 e atualizado em 14/07/2015 - 17:11

Mais do programa