Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inadimplência nas empresas atinge 9,57% em julho

Desaquecimento da economia, queda nas vendas e a inflação impactam no

A quantidade de empresas inadimplentes apresentou crescimento de 9,57% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o superintendente da CNDL, Everton Correia.

 

Ele explica que no primeiro semestre a media de inadimplência foi 5,38% e no mês de julho 9,57%, ou seja, um crescimento bastante elevado. Segundo ele, quando os consumidores ficam mais inadimplentes, isso traz problemas para as empresas, pois elas passam a ter dificuldades em honrar seus compromissos.

 

Ele diz que o desaquecimento da economia, a queda nas vendas, a inflação, são elementos que trazem um impacto forte para o empresário, "então começa a comprar matéria prima mais cara e para manter a margem de lucro e honrar seus compromissos têm que repassar para o preço final. Como a economia está em recessão  tem dificuldade de aumentar seus preços, e o resultado é manter os preços de venda e diminuindo sua margem de lucro", explica.

 

O superintendente esclarece que quando o crédito começa a ser afetado a credibilidade da empresa também é afetada, e se a empresa não honrar seus compromissos, vai ter dificuldade de acesso ao crédito, gerando o efeito em cadeia. "O consumidor começa a ter dificuldade em efetuar suas compras, pagamentos atinge a empresa varejista que vende à ele. O varejista começa a ter dificuldade de pagar o seu fornecedor, então começa a ter um efeito em cadeia", conta.


Confira a entrevista na íntegra no player acima.


Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Inadimplência: confira dez dicas para fugir do endividamento

Criado em 26/08/2015 - 19:18 e atualizado em 26/08/2015 - 17:46

Mais do programa