Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de lei obriga que restaurantes ofereçam cardápios em braile

Restaurantes, bares, hotéis e lanchonetes de todo país deverão ter uma

O programa Revista Brasil desta terça-feira (11) falou sobre a expectativa de votação de um projeto de lei que dispõe a obrigação de restaurantes oferecerem cardápios em braile. O representante da Associação Brasiliense dos Deficientes Visuais, Justino Bastos, explica que o texto em braile é a transcrição do que  está em tinta, escrito para quem enxerga, para a escrita braile, que é a escrita universal para a pessoa com deficiência visual.

 

Ele lembra que a legislação dos cardápios em braile existe em vários estados para que a pessoa com deficiência visual tenha autonomia de escolher sua refeição, incluindo itens e valores. De acordo com Justino Bastos o projeto de lei que tramita no Congresso é importante para regulamentar os locais onde não existem leis locais, para que todos possam se adequar. E avalia que a expectativa de aprovação no Congresso é das melhores, porque todo tipo de legislação que venha beneficiar pessoas com qualquer deficiência é importante porque traz inclusão social e maior autonomia.

 

"Quando a pessoa já nasce com deficiência visual, a forma de leitura e escrita será o braile. Infelizmente tivemos problemas que queriam acabar com o braile, por conta da Era Digital, mas as associações lutam para manter o braile, porque não dá para aprender no computador algumas coisas que só no tato, na leitura, na escrita que vai conseguir aprender, como a pronúncia de palavras. O braile não pode ser instinto", defende. 

 

Confira as informações sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Código do Consumidor prevê a inclusão da pessoa com deficiência visual

Entenda a importância do Braille na vida ds pessoas com deficiência visual

Criado em 11/08/2015 - 17:36 e atualizado em 11/08/2015 - 15:55

Mais do programa