Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segunda Guerra será o tema de entrevistas durante a semana no Revista Brasil

A professora de história da Unesp, Tânia Regina De Lucca é a primeira

Durante esta semana, o Revista Brasil vai dedicar um espeço especial para falar sobre sobre a Segunda Guerra Mundial, que completou 70 anos. De hoje (31) até sexta-feira (4) o ouvinte vai poder acompanhar entrevistas que podem ajudar a entender melhor o conflito.

 

A professora de História da Universidade Estadual Pauilista (Unesp), Tânia Regina De Lucca, foi a entrevistada do programa desta segunda-feira (31).

 

Segundo ela, que para entender o ocasionou a Segunda Guerra Mundial é necessário compreender um pouco também sobre a Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1914 a 1918.

 

A professora explica que o acordo assinado em Versalhes, na França, em 1919, sela a paz na Europa, força a Alemanha a admitir a culpa pelo conflito e se desarmar completamente, além de pagar indenizações altíssimas à recém-formada Liga das Nações. Alemães e soviéticos não participam das discussões do acordo, que ficou conhecido como o Tratado de Versalhes.

 

Tânia De Lucca ressalta que antes da primeira guerra mundial, as guerras eram marcadas. Existia um campo de batalha, um espaço onde os dois exércitos se enfrentavam e o vencedor tinha aí o seu botim de guerra. “Com a primeira e segunda guerra, não temos mais um campo de batalha, temos todo o país como um todo e a população civil não é poupada. É por isso que a primeira guerra choca tanto”, diz.

 

Confira especial "Histórias do front: peças de radioteatro contaram a Segunda Guerra Mundial"

 

Questionada sobre uma possível terceira guerra, a professora diz não acreditar em um conflito similar ao da Segunda Guerra, pois, segundo ela, atualmente, os nossos inimigos são muito mais difíceis de serem identificados. “Antes da Segunda Guerra era claro, tinha o lado do bem e o lado do mal. Agora o lado do bem e do mal é muito difícil de ser claramente identificado. Hoje qualquer pessoa estoura uma bomba em qualquer lugar e qualquer circunstância e não há governo que consiga controlar isso”, afirma.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

 

Radionovelas contaram a Segunda Guerra Mundial. Ouça algumas peças: 

 

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 31/08/2015 - 13:19 e atualizado em 31/08/2015 - 15:19

Mais do programa