Há 20 anos em trâmite no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 115/95, que pretende transformar o bioma Cerrado em patrimônio nacional. A medida é polêmica e põe de lados opostos os defensores da preservação do bioma e produtores rurais.
Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o biólogo, doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), Reuber Brandão.
Para ele, não existe um conflito real entre preservação e produção. “Nós temos produtores rurais responsáveis que cuidam das suas áreas, que gostam do cerrado, que protegem”, afirma Brandão. Mas alguns setores, segundo ele, entendem a preservação como se um entreve ao desenvolvimento.
“A partir dos anos 1970 houve uma intensificação da ocupação do cerrado por conta do agronegócio. Isso colocou o Brasil como um dos maiores produtores de commodities de alimentos do mundo, o que é muito importante. Mas nós temos também que pensar em outros valores associados ao cerrado como por exemplo a manutenção dos mananciais, da biodiversidade e nas comunidades tradicionais, que dependem do bioma bem preservado para garantir a sua qualidade de vida. Nós temos um problema de entendimento de nação de o que nós vamos fazer com o cerrado.”
De acordo com o biólogo explica que 50 % da sua cobertura original do cerrado já foi removida.
Reuber Brandão acredita que ainda existe um certo preconceito contra cerrado. “Muita gente pensa que natureza é floresta, que natureza é amazônia, mata atlântica”, afirma. O cerrado ocupa um quarto da extensão do Brasil, é um bioma que tem quase o mesmo tamanho da argentina e é o berço das águas, ressalta Reuber Brandão.
Ouça também: Cerrado se tornou uma das áreas com maior produção agrícola do país
O biólogo lembra que o cerrado é muito fácil de desmatar, porque não tem rocha, é plano, as árvores são de menor porte. Por isso, explica, está sendo desmatado o dobro da taxa na Amazônia.
Para Reuber Brandão, se não houver um trabalho de conscientização da sociedade, de valorização do cerrado, da maior savana tropical e mais rica do planeta, o cerrado bioma pode desaparecer em poucas décadas.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.