O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou este mês que será lançado um serviço inédito de previsão de raios para o Brasil. Com ele, será possível prever a incidência de raios com antecedência de 24 horas.
O sistema foi desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE e estará disponível no próximo verão para uso dos veículos de comunicação de todo o país, a exemplo do que já ocorre com a previsão do tempo.
Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador do ELAT, professor Osmar Pinto Júnior. “Na verdade o que está sendo previsto com um dia de antecedência é o local provável da queda de um raio com um erro da ordem de 20 km. A margem de acerto é muito boa, na ordem de 85%”, explica.
O professor avalia que o serviço será muito útil nos Jogos Olimpicos 2016, no Rio de Janeiro, porque apesar de acontecerem no inverno, período onde a ocorrência de raios é bem menor, a previsão poderá ser útil porque haverá um grande número de esportistas e pessoas em locais abertos.
O especialista recomenda que quando perceber a aproximação de uma tempestade, a população busque abrigo num carro fechado ou numa residência, e evite contato com objetos ligados a rede elétrica ou a rede telefônica.
Confira mais informações no site do INPE.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Brasil terá previsão de raios com antecedência de 24 horas
Saiba como se proteger de raios