Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros vão às urnas domingo eleger 30 mil novos conselheiros tutelares

Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio

Neste domingo (4), brasileiros irão às urnas para eleger 30 mil novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em eleição simultânea em todo o país.

 

Nacional de Brasília e a MEC AM do Rio de Janeiro se reuniram em rede nesta sexta-feira (2) para discutir os pontos positivos e negativos dos Conselhos Tutelares do país. No Rio de Janeiro, o âncora do programa Todas as Vozes da MEC AM, Marco Aurélio e em Brasília, o apresentador do Revista Brasil, Valter Lima.

 

Participaram da mesa redonda o coordenador-geral da Política de Fortalecimento de Conselhos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marcelo Nascimento; o consultor dos Direitos da Criança e especialista em Conselhos Tutelares, Luciano Betiate e o conselheiro tutelar e diretor do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo, Júlio Cezar de Andrade.

 

Durante o debate foram discutidos temas como a estrutura física dos Conselhos Tutelares; a criação e manutenção dos conselhos; a responsabilidade do Ministério Publico; os avanços e dados positivos dos 25 anos de Conselhos Tutelares.

 

Para Júlio César de Andrade “ser um conselheiro tutelar é ser um profissional atuante e militante na sua comunidade.” O coordenador-geral da Política de Fortalecimento de Conselhos, Marcelo Nascimento acredita que o “conselheiro tutelar é ter um olhar diferenciado para esta criança e adolescente, entendendo a concepção da violação que ela sofreu, entendendo o contexto que esta violação aconteceu”.

 

Sobre a eleição, o consultor dos Direitos da Criança e especialista em Conselhos Tutelares, Luciano Betiate, acredita que “diferenciar o bom candidato do candidato ruim é o grande desafio no processo de escolha.” Em sua opinião, a candidatura tem que ser legitima, tem que ser alguém da comunidade, que conhece sua cidade e que tenha de fato laços com a política de atendimento ao direto da criança e adolescente.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Conselheiros tutelares serão eleitos neste (4) domingo em todo país

Criado em 02/10/2015 - 17:00 e atualizado em 02/10/2015 - 13:11

Mais do programa