Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enem 2015: o maior exame do país acontece neste final de semana

A mesa redonda desta sexta-feira (23) abordou sobre o tema

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste final de semana em todo o país. O exame foi o tema da mesa redonda do Revista Brasil desta sexta-feira(23).

 

No Rio de Janeiro o âncora do programa Todas as Vozes, Marco Aurélio, recebeu o assessor pleno de projetos da área de educação da ONG Ação Educativa, Luis Felipe Serrão. Em Brasília, o Revista Brasil, com apresentação de Fátima Santos, convidou o diretor de avaliação de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre André dos Santos.

 

Os temas tratados na mesa foram: infraestrutura das provas, os desafios do Enem, mudanças ocorridas nos locais de prova, qualidade da educação básica, redações do Enem como estímulo nos debates nas escolas, correção das provas,  variações de qualidade de ensino de estado para estado, atendimento diferenciado e evolução do Enem ano a ano.


“A prova do Enem, o que ele se propõe a avaliar do ponto de vista do ensino médio é um sinalizador muito importante do que precisa estar sendo trabalhado no ensino médio brasileiro. Ela tem uma qualidade pedagógica do que se propõe avaliar, que é um sinalizador muito importante para o ensino médio”, avalia o diretor de avaliação.

 

O assessor pleno de projetos ressalta que o Enem tem uma importância ímpar em colocar um debate sobre os temas que são importantes no cenário nacional e de colocar no Brasil inteiro temas que são regressões de direito, de problematizar isso.

 

Alexandre André dos Santos e Luis Felipe Serrão alertam que os participantes devem conhecer previamente o local da prova, levar documento e caneta preta, e se atentar para o horário do fechamento dos portões. Recomendam ainda alimentação balanceada e muita calma na hora da prova.

 

O Portal e as Rádios EBC transmitem neste sábado e domingo o programa #CaiunoEnem, com comentários dos professores sobre as provas.

 

A Mesa Redonda do Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar às sextas-feiras, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação em Brasília foi de Fátima Santos e no Rio de Janeiro de Marco Aurélio, âncora do programa Todas as Vozes.



Enem: portões dos locais de prova fecham às 13h no horário de Brasília

Enem: cuidado com a confusão entre refugiados e imigrantes

Criado em 23/10/2015 - 20:07 e atualizado em 23/10/2015 - 18:05

Mais do programa