Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Black Friday: confira dicas para não cair em golpes e fraudes em compras online

Aumento de ameaças na internet acontece principalmente no período de

A Black Friday, evento comercial tradicional nos Estados Unidos, que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Em 2015, a data, que quer esquentar as vendas antes do Natal com promoções, será dia 27 de novembro.

 

Especialista em segurança na internet, Thiago Hyppolito, em entrevista ao programa Revista Brasil, alertou os consumidores para que fiquem mais atentos pois, apesar de ser uma boa oportunidade para realizar compras com bons descontos, a data também cria inúmeras oportunidades para que cibercriminosos realizem golpes e fraudes.

 

Thiago explica que alguns cuidados são necessários, principalmente em eventos como dia das mães, dos pais, natal e mais recentemente com o evento Black Friday se tornando item do calendário no comércio eletrônico do Brasil.

 

O primeiro cuidado ao fazer uma compra é utilizar um equipamento que esteja com a proteção de segurança instalada e com todos aplicativos atualizados, alerta o especialista. O segundo, é desconfiar de ofertas boas demais e pesquisar os preços com antecedência.  Hyppolito recomenda não clicar em links recebidos por e-mail e abrir o navegador pra ver se a oferta é real ou não.

 

A terceira dica é antes de fazer a comprar, caso não conheça a loja, pesquisar a reputação da loja na internet. “Existem vários sites onde você consegue revisar a reputação dessas lojas”, informa.

 

Outra sugestão é utilizar o cartão de crédito em vez do boleto. Hyppolito esclarece que “o cartão de crédito tem alguns mecanismos antifraude que vão ajudar o consumidor caso ele seja vítima de alguma fraude”.

 

Durante a conversa, o especialista em segurança na internet também explica o perigo de realizar compras quando o consumidor está conectado em redes wi-fi públicas. Para ouvir entrevista completa basta clicar no player disponível no topo da matéria.

 

O Revista Brasil vai ao ar, de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 25/11/2015 - 14:29 e atualizado em 25/11/2015 - 12:10

Mais do programa