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Indicador de Alfabetismo Funcional é analisado em livro

O livro alfabetismo e Letramento no Brasil: 10 anos do Inaf contou com

O livro Alfabetismo e Letramento no Brasil: 10 anos do Inaf, recém-publicado, visa contribuir com a reflexão sobre o tema e com a formulação de novas políticas públicas educacionais no país. Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador de pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação , Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Antônio Augusto Gomes Batista.

 

O pesquisador explica que o Inaf é um indicador do conhecimento que as pessoas têm da leitura e da escrita. A pesquisa vai medindo de dois em dois anos quais as características da população brasileira, e um dos objetivos é ver quais são as praticas de leitura dos brasileiros.

 

Antônio Batista explica que a pesquisa indica que as populações que tradicionalmente leem mais são os mais escolarizados e ricos. Explica ainda que as mulheres diminuíram na prática da leitura nos meios tradicionais e aumentaram nos meios digitais e ao mesmo tempo a população mais pobre, que lia pouco estão lendo mais livros, jornais e revistas.

 

Sobre o papel da escola brasileira no desenvolvimento da leitura, o coordenador avalia: “em relação a hábitos de leitura ela [a escola] não é a principal agência de alfabetismo e ela precisa ser. A escola faz com que as pessoas dominem mais a língua escrita, mas não promove o gosto pela leitura,” analisa.


Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



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Criado em 05/11/2015 - 17:59 e atualizado em 06/11/2015 - 08:08

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