Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Encontro em Brasília discute direitos das crianças e adolescentes

O Encontro pela Absoluta Prioridade da Criança e do Adolescente reúne

Acontece até quinta-feira (10), em Brasília, Encontro pela Absoluta Prioridade da Criança e do Adolescente. O objetivo é discutir os direitos da criança e do adolescente com representantes do Governo fFederal e da sociedade civil. Sobre o assunto, o Revista Brasil conversou com o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Conanda), Rodrigo Torres.

 

Para ele, o encontro busca fazer um grande debate e reflexão sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, num debate popular, sobre as conquistas e os desafios do ECA. Nesses 25 anos, as mudanças são inúmeras, avalia o presidente do Conanda, porque foi uma construção popular, uma conquista que veio dos movimentos que historicamente trabalham com crianças e adolescentes no país.

 

"Antes tínhamos um código de menores, mas com o ECA se passou a olhar a criança e o adolescente como sujeito de direitos e junto com ele vieram as políticas públicas implementadas nesse período. A questão da mortalidade infantil no país que era mais de 60 para cada nascido vivo e hoje esse número caiu para 14, é um dos exemplos", avalia.

 

O presidente enumera ainda outros exemplos como o número de crianças na escola, a ampliação na ofertas de vacinas, e ainda o olhar do adolescente na sua peculiaridade, como um sujeito em desenvolvimento e por isso com o dever de ser tratado de uma maneira diferente na hora de cumprir medida socio-educativa.

 

Acompanhe esta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 08/12/2015 - 21:34 e atualizado em 08/12/2015 - 19:34

Mais do programa