A Expedição Avicultura sai a campo para mapear os avanços e desafios da avicultura no Sul do país. Além do Paraná e de Santa Catarina, contemplados nas edições anteriores, o levantamento técnico jornalístico vai percorrer também o Rio Grande do Sul. Juntos, os três estados são responsáveis por 63% dos abates e 75% das exportações brasileiras de 2014.
Em entrevista ao Revista Brasil, Igor Castanho, um dos coordenadores do projeto, falou sobre o assunto.
Mesmo sendo um ano de pessimismo, de certas incertezas econômicas, a cadeia da avicultura continua firme e crescendo nesse ano, afirma Castanho, pois se trata de alimento e a carne de frango é uma proteína de preço acessível.
“Você tem mais consumo interno por causa do preço barato e também mais exportação porque o câmbio ajudou, deixou o produto mais competitivo”, afirma.
De acordo com Igor Castanho, um balanço do setor aponta que o Brasil já é o segundo maior produtor de carne de frango, atrás dos Estados Unidos e superou a china. 75% dessa produção de frango se concentra nos três estados do sul que são o foco da expedição.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.