Até o fim de 2016, os números de celulares de todo o país terão mais um dígito. O dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. Sobre o assunto, o Revista Brasil conversou com o gerente de Certificação e Numeração e do Projeto Novo Dígito da Anatel, Albino José Alves do Amaral.
Ele explica que a partir da zero hora do dia 29 de maio de 2016, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal. E lembra que os usuários apenas vão precisar atualizar as agendas dos seus smartphones. "De resto, não muda nada", observa o gerente da Anatel.
Segundo o gerente, a primeira razão da mudança no plano de numeração se deu por causa do esgotamento de números de telefones celulares nos principais estados da Federação. O plano anterior não conseguiria disponibilizar as numerações em quantidade suficiente para permitir a continuidade da comercialização do serviço. O segundo motivo, segundo ele, foi a necessidade de padronizar o plano de numeração no Brasil.
A partir do dia 6 de novembro, entram as regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina. Na mesma data, o nono dígito começa a valer para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, todas no Rio Grande do Sul.
*Com informações da Agência Brasil.
Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Celulares de cinco estados da Amazônia ganham nono dígito em novembro