Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPT lança revista em quadrinhos que alerta sobre o perigo dos agrotóxicos

A revista aborda o tema mostrando o Brasil como maior consumidor

Nesta quinta-feira (3), para marcar o Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos, o o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou uma história em quadrinhos que aborda o tema dos agrotóxicos, mostrando o Brasil como o maior consumidor mundial e apresentando os riscos à saúde do trabalhador e consumidores. Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o procurador do MPT, Leomar Daroncho.

 

Ele explica que o dia mundial de Combate aos Agrotóxicos surgiu em 3 de dezembro de 1984, após uma tragédia aconteceu na cidade de Bhopal, na região central da Índia, onde uma indústria química que produzia agrotóxico teve um acidente que contaminou uma área muito grande. Até hoje não se tem certeza quanto ao número de atingidos, mas falam em milhares de mortes instantâneas nas comunidades e um grande números de sequelados, por isso se estabeleceu essa data como forma de recordar a gravidade desse problema, tanto da produção como aplicação do agrotóxico.

 

Leomar Daroncho explica que o Brasil devido a grande área agrícola, e por ser um importante produtor de alimentos e de comodities, acabou recebendo a posição de maior consumidor de agrotóxico do mundo.

 

O procurador explica que a revista em quadrinhos aborda temos como o despreparo no manuseio dos agrotóxicos, o intenso uso, da falta de cuidado, a falta dos equipamentos, o descarte das embalagens, a falta de fiscalização e o risco à saúde dos brasileiros. 

 

Clique aqui e acesse o MPT em Quadrinhos

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Brasil é líder mundial em consumo de agrotóxicos

Estudo aponta resíduos de agrotóxicos até em alimentos industrializados

Criado em 03/12/2015 - 13:26 e atualizado em 03/12/2015 - 12:43

Mais do programa