Um sistema alternativo de solução de conflito pretende resolver as relações de consumo sem necessidade de criar demandas judiciais. O sistema faz parte do decreto 8.573. Em entrevista ao Revista Brasil, o advogado com especialização em defesa do consumidor, Alexandre Trindade, explica que o sistema alternativo está disponível no site consumidor.gov.br.
Ele explica que o site entrou em funcionamento em novembro, e "serve para que o consumidor busque como alternativa a um conflito judicial um contato direto com o fornecedor, e com isso encontrar um consenso para as questões de consumo sem necessidade de intervenção da justiça”, esclarece.
O advogado explica que a ideia do site é fazer uma intermediação entre consumidor, fornecedor e produto: " as empresas se inscrevem, se cadastram e ficam a disposição dos seus consumidores para receber as queixas, a partir daí as queixas são atendidas, catalogadas ou respondidas", diz.
Clique aqui para acessar o site
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Aplicativo permite usuário acompanhar processos judiciais pelo celular