Campanha nacional visa promover a saúde integral dos travestis, homens e mulheres transexuais. Para falar sobre a campanha, o Revista Brasil entrevistou a diretora do departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Katia Souto.
Segundo Katia Souto, a campanha tem o slogan Cuidar Bem da Saúde de Cada Um Faz Bem Para Todos, Faz Bem Para o Brasil e procura colocar na pauta a saúde integral, com humanização e respeito, sem discriminação.
"O nosso Sistema Único de Saúde é universal, e ao ser universal quer garantir a todos e todas, respeitando as diferenças para que não gere desigualdades, preconceito e discriminação", diz.
A diretora lembra que o dia 29 de janeiro é o Dia da Visibilidade Trans: "o Ministério da Saúde, junto com a Secretaria das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, coloca para a sociedade a importância de que cuidar passa pelo respeito", destaca.
Katia Souto diz que o acolhimento dentro de uma unidade básica da saúde é a marca desta campanha que vai disponibilizar uma cartilha, com todas essas informações.
A cartilha pode ser acessada no site do Ministério da Saúde.
Confira esta entrevista ao Revista Brasil, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília. o programa vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 8h da manhã.
Transexuais e travestis podem usar nome social em redes de ensino no país