Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comércio é responsável por mais de 16% das demissões no Brasil

Análise do Ipea foi feita a partir de dados da PNAD Contínua, no

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou análise sobre emprego e informalidade dados de emprego e da informalidade de 2014 e 2015 no Brasil.

 

O estudo foi feito a partir de dados do IBGE, a PNAD Contínua, no período do quarto trimestre de 2014 ao terceiro trimestre de 2015. O pesquisador do Ipea, Carlos Henrique Leite Corseuil, participou do Revista Brasil desta quarta-feira (20), para explicar como ocorre essa migração do emprego para a informalidade.

 

Segundo a pesquisa, os setores que mais demitem são o comércio, 16,3%, depois vem o setor agropecuário e em seguida o serviço doméstico. Com relação à informalidade, tem de novo o comércio se destacando, com cerca de 16,5% deste movimento de transição do setor formal para o informal, depois o setor relacionado a serviço de educação e em terceiro construção e incorporação de edifícios, explica o Carlos Corseuil.

 

Diante desses dados, o pesquisador do IPEA diz que muitas pessoas que estão indo para a informalidade estão procurando uma colocação de autônomo. São pessoas que, talvez, ao verem a dificuldade do mercado de trabalho, em vez de procurarem um outro posto de trabalho assalariado, buscam o próprio negócio e esta é uma estratégia que pode dar certo, afirma.

 

Sobre o caso da mineradora Votorantim, em Niquelândia, em Goiás, que fechou as portas, demitindo mais de 800 empregados moradores da cidade, o representante do IPEA, analisa que este é um bom retrato do mercado de trabalho que está bastante difícil para absorver trabalhadores demitidos e que eventualmente vão buscar abrir o próprio negócio.

 

Confira mais informações nesta entrevista disponível no player acima. Para ler a Nota Técnico do Ipea na íntegra clique aqui.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h.



OIT revela que Brasil terá 700 mil desempregados até 2017

Criado em 20/01/2016 - 13:48 e atualizado em 20/01/2016 - 12:50

Mais do programa