Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OIT revela que Brasil terá 700 mil desempregados até 2017

O entendimento é de que a desaceleração da economia global no ano

Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que - no mundo todo - o número de desempregados aumente em 2,3 milhões de pessoas este ano e em 1,1 milhão em 2017. Ous seja, em dois anos, serão 3,4 milhões de desempregados a mais no mundo.

 

Aqui no Brasil, a estimativa é que 700 mil trabalhadores percam o emprego somente em 2016. Os dados estão no relatório Emprego no Mundo e Perspectiva Social – Tendências para 2016, divulgado pela OIT, entidade que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Leia mais sobre o assunto na nossa Agência Brasil

 

As estimativas se baseiam nas projeções mais recentes do crescimento econômico. O entendimento é de que a desaceleração da economia global no ano passado cause um impacto atrasado sobre os mercados de trabalho este ano.

 

O resultado é o aumento nos níveis de desemprego, particularmente nas economias emergentes da Ásia e da América Latina. Sobre o Brasil, a OIT afirmou que o país é considerado a maior economia da região e está entrando em uma severa recessão. Como principal problema estrutural na América Latina, foram citados os baixos ganhos e a improdutividade.

 

O relatório aponta, ainda, que a economia asiática foi afetada pelo crescimento mais fraco que o esperado na China, combinado com o menor preço das commodities. A previsão da OIT é de que a China tenha um acréscimo de 800 mil no número de pessoas desempregadas, metade disso este ano e a outra metade no ano que vem.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- FMI piora projeção para a economia brasileira este ano.

- Gestão dos clubes de futebol vai ser fiscalizada.

- Divulgadas causas do acidente que matou Eduardo Campos.

- Estados Unidos registram  três casos de Zika vírus na Flórida.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 20/01/2016 - 12:11 e atualizado em 20/01/2016 - 10:15