Recurso Humano Visionário - o que é, como se adaptar a essa nova perspectiva. Toda empresa tem o seu RH e muitas vezes, o funcionário chamado ao setor tem receio de comparecer, pensando que é até demissão. No entanto, a executiva da Academia da Estratégia, Graziela Moreno, convidada para falar sobre o assunto, assegura que isto não existe mais.
Graziela Moreno diz que o RH do medo já passou há muito tempo, porque ele era operacional e responsável pelos processos e gestão de pessoas. Só que de uns anos para cá, entramos na nova era do RH estratégico, que começou a conectar todas as ações ligadas às pessoas, ao treinamento e voltado para o desenvolvimento. No entanto, agora, olhando para o futuro, para as mega-tendências e para as novas gerações, vem a questão: será que só estar conectado é suficiente?
Com isto surgiu o RH Visionário, que tem a capacidade de aliar a visão das pessoas ao futuro e às competências individuais. A executiva explica que o RH Visionário não só enxerga o presente da organização, mas lá na frente e como esta organização e os negócios vão se comportar no futuro, para preparar as pessoas, os organizadores e colaboras. Então o que as pessoas podem ou devem fazer para se adaptar a essa nova perspectiva? A executiva diz que é preciso olhar tudo que está por vir, estudar as tendências das novas gerações, como fazer a conexão dessas com as atuais, e por isto é necessário ser criativo, ativar o potencial para inovar e desenvolver uma capacidade forte.
Saiba mais sobre o RH Visionário nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.