Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Solenidade homenageia os seis milhões de judeus assassinados pelos

Nesta quarta-feira (27) é lembrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, por esse motivo, hoje às 19h, na sede da OAB em Brasília, será realizada uma solenidade em homenagem aos seis milhões de judeus assassinados durante o Nazismo. Para dar detalhes sobre esta parte da história do genocídio nazista, passando pela intolerância religiosa, o Revista Brasil convidou e presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg.

 

A celebração promovida pela Condeferação Israelita do Brasil é realizada todos os dias 27 de janeiro, desde que a data foi instituída pela ONU, para lembrar o dia em que as tropas soviéticas entraram no campo de Auschwitz, na Polônia, e libertaram as pessoas que ainda estavam presas. Nesse campo, foram assassinandos mais de um milhão de pessoas, grande maioria judeus, mas também ciganos, homossexuais e perseguidos políticos. "Esta data marca o começo desta nova fase, no fim da segunda guerra que depois de seis meses felizmente acabou", explica o presidente.

 

Segundo Fernando Lottenberg atualmente a preocupação é lembrar os que se foram, homenagear os que sobreviveram e lançar um alerta para toda sociedade do perigo que este tipo de comportamento pode trazer. "Atualmente há posicionamentos que fazem o discurso do ódio. São pessoas que normalmente numa situação social, ao vivo, dialogando com outras pessoas não falariam da mesma forma. Então, é necessário que o Governo Federal promova nas escolas públicas o ensinamento sobre o holocausto em todo país. A responsabilidade é contar a história para não só lembrar mas também evitar casos semelhantes em qualquer lugar do mundo", explica.

 

Ouça esta entrevista na íntegra ao programa Revista Brasil, apresentado por Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Exposição sobre infância no Holocausto chega ao Rio

Cinema No Ar: estreia o filme brasileiro Sobrevivi ao Holocausto

Criado em 27/01/2016 - 14:49 e atualizado em 27/01/2016 - 12:51

Mais do programa