Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador apresenta alternativa para controle do Aedes aegypti

Alexandre Gomes explica que o teste ainda não foi feito com os ovos

O Revista Brasil desta segunda- feira (11) falou sobre um componente da caatinga que pode ser essencial no combate ao Aedes aegypti. Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o pesquisador do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBioCaat) do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Alexandre Gomes.

 

Ele explica que na caatinga tem algumas plantas aromáticas e uma delas é a umburana de cambão, onde extraído o óleo e em laboratório mostrou atividade contra larva do mosquito Aedes aegypti.

 

“A gente prepara uma solução aquosa com água do óleo e as larvas do mosquito em contato com essa solução, com 24 horas a gente consegue exterminá-las”, explica.

 

Alexandre Gomes esclarece que o óleo mata as larvas do mosquito, mas não foi feito teste com os ovos do mosquitos: "estamos dando continuidade a pesquisa para saber se esse óleo causa mortalidade de outros animais, porque o ideal é que o óleo mate apenas a larva do mosquito”, diz. 

 

"Espero que em breve nós tenhamos um produto seguro e proveniente de uma planta exclusiva de um bioma brasileiro”, comenta. 

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Vacina contra a dengue chega em breve ao Brasil

Criado em 11/01/2016 - 21:16 e atualizado em 11/01/2016 - 21:10

Mais do programa