Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe o que é Iatrofobia? Ouça a entrevista!

E quem explica é a diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade

A latrofobia, também conhecida como a “Síndrome do Jaleco Branco”, é uma fobia que se manifesta quando uma pessoa, mesmo doente, tem medo de ir ao médico.

 

Sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Karla Carbonari. Ela explica que Iatrofobia é uma manifestação fóbica, o medo da pessoa passar mal e ter medo de procurar os profissionais da saúde.

 

A médica explica ainda que é uma síndrome difícil de ser diagnosticada porque as pessoas que têm esse medo acabam não chegando ao consultório. “Os sintomas clássicos são sintomas de uma crise de ansiedade, como por exemplo tremores, suor frio, náuseas, vômito, diarréia. O que acaba confundido com um monte de outras doenças”, esclarece.

 

Segundo Karla Carbonari, o medo de ir ao médico acomete muitas pessoas e os motivos são diversos: confiança nos profissionais, experiências negativas vivenciadas, notícias de cirurgias malsucedidas, erros técnicos, esquecimento de instrumentos dentro do corpo do paciente, medicação administrada equivocadamente, entre outras. No entanto, ela avalia que o medo pode esconder um grande perigo.

 

Saiba mais sobre Iatrofobia ouvindo a entrevista completa no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Saiba a diferença entre medos e fobias

Psicólogo analisa as consequências que a fobia pode causar no dia-a-dia

Criado em 11/02/2016 - 15:28 e atualizado em 11/02/2016 - 13:25

Mais do programa