Comprar um imóvel na planta vale a pena? O diretor comercial do Portal Imobiliário Imóvel Rápido, graduado em Gestão Comercial, e especialista em consultoria de tecnologia para redes e imobiliárias, Dimmy Carter Santos, explica que essa compra exige muitos cuidados: "o consumidor tem que ficar atento, buscar informação da construtora do imóvel, do terreno para não ter problemas", esclarece.
O diretor comercial informa que o maior problema é o prazo. “Você faz uma expectativa de receber o imóvel na data x, de repente está casando, faz uma programação e não recebe este imóvel. Então, o cuidado deve ser muito grande e fazer muita pesquisa", diz.
Ele orienta que deve comprar imóvel na planta quem pode esperar o prazo que, em média, é de 36 meses. Mas recomenda que o consumidor faça pesquisas sobre a construtora no site do TJ, ou digite o nome da construtora no Google e para saber se houve problemas com outros empreendimentos.
De acordo com o diretor comercial, o ideal é que o consumidor peça ao corretor que mostre outros empreendimentos da construtora que já ficaram prontos, faça visitas e converse com as pessoas que moram no empreendimento para verificar se não tiveram problemas. " Uma das coisas mais importantes é fazer a pesquisa", destaca.
Dimmy Carter Santos alerta para a papelada, para o registro de autorização de construção, fala do credenciamento e da importância de ter informações do consultor imobiliário.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.
Imóvel na planta: quais os riscos de aquisição?
Distrato: conheça os direitos na hora de devolver imóvel comprado na planta