Com a epidemia de dengue no Brasil, o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Rodrigo Lima, orienta a população sobre dúvidas relacionadas à doença. “Como a gente tá no momento da tríplice epidemia, da dengue, do zika vírus e da chikungunya a gente tem tentado fornecer orientações para as pessoas”.
Rodrigo explica, por exemplo, que quem teve dengue do tipo 1, não vai mais ter a doença do tipo 1, mas como existem quatro subtipos diferentes do vírus da dengue circulando no país, a pessoa pode adoecer dos outros tipos vírus que não teve contato anteriormente, porque não tem imunidade pra os outros tipos que ainda não teve contato.
O diretor da SBMFC explica sobre os sintomas, fala dos exames para o diagnóstico correto, da proliferação do mosquito Aedes aegypti durante o período chuvoso e do tratamento.
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade é uma entidade científica, que tem como um dos objetivos orientar a população sobre doenças que atinge todos o país. Uma das atividades da SBMFC é fazer divulgações de posicionamentos, de recomendações das doenças e as condições de saúde mais frequentes na população.
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.