A criminalização da LGBTfobia e o reconhecimento da identidade de gênero foram destaques das discussões da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de LGBT, em Brasília. A conferência encerrou na quarta-feira (27) e teve como objetivo avaliar as políticas públicos voltadas para a proteção dessa população.
Membro do Conselho Nacional de Promoção de Direitos da População LGBT, Janaína Oliveira, disse que a conferência foi um momento muito importante de organização do movimento social e de discutir temas atuais. "Hoje começa outra etapa que é de transversalizar e dialogar com outras pautas, como criança e adolescente, idosos", explicou.
Além da pauta principal, a criminalização da homofobia, Janaína ressaltou outras pautas amplamente debatidas. "O reconhecimento da identidade de gênero foi um debate muito forte, que é algo que precisa muito avançar. O cenário político e a posição de setores conservadores que usam os espaços públicos e do povo para tentar desqualificar a população LGBT também estiveram na conversa", disse.
Acompanhe a entrevista na íntegra no player acima.
Confira também:
Conferência propõe legislação que criminalize a violência contra LGBT's
Conferências conjuntas discutem em Brasília temas referentes a direitos humanos