Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para empresas entregarem a Escrituração Contábil Fiscal à Receita Federal. Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o Diretor de educação e cultura da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Helio Donin Júnior.
Ele explica que a Escrituração Contábil Fiscal substitui a declaração do Impostos de Renda Pessoa Física. “Na prática ela tem o efeito da obrigação de informar a Receita Federal toda a movimentação de base de cálculo e tributos das empresas”, diz.
Hélio Donin Júnior alerta as empresas que não enviarem a escrituração à Receita Federal dentro do prazo pagarão multa e ficarão impedidas de emitir certidão negativa de débitos, entre outras penalidades.
O diretor informa aos empresários que tiverem dúvidas sobre o preenchimento da ECF, que a Fenacon desenvolveu uma série de vídeos sobre o assunto que está disponível de forma gratuita no “Portal Árvore do Conhecimento”.
Clique no player acima e confira a entrevista.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
IRPF: Receita Federal libera consulta ao primeiro lote de restituição
Hora de acertar as contas com a Receita Federal