A eleição para a presidência da Câmara está marcada para a tarde desta quarta-feira(13), com o início da sessão previsto para as 16h. Até a noite de terça-feira, 14 deputados haviam registrado candidatura. Depois, mais três deputados anunciaram que também vão disputar o cargo: Orlando Silva(PC do B/SP), Maria do Rosário (PT/RS) e Gilberto Nascimento (PSC/SP). Ao todo são 17 candidatos, que podem retirar a candidatura até as 15h. O grande número de concorrentes deve fazer com que a definição só ocorra na madrugada de quinta-feira(14).
Em entrevista ao Revista Brasil, o mestre em ciência política pela Universidade de Brasília(UnB), Valdir Pucci, explica que devido o voto ser secreto todos os apoios prometidos podem não ser confirmados na urna. Considera também que, pelo grande número de candidatos, o resultado é imprevisível.
Na opinião do cientista político, os candidatos mais fortes são: Rogerio Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Marcelo Castro ( PMDB/PI).
Confira a entrevista na íntegra, clique no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Como é feita a escolha do presidente da Câmara dos Deputados?