Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Codevasf revitaliza 205 microbacias hidrográficas do “Velho Chico”

Objetivo é aumentar volume e qualidade da água na bacia do Rio São

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) executou ações de revitalização em 205 microbacias hidrográficas localizadas em 162 municípios de Minas Gerais, estado onde fica a nascente do São Francisco. As ações têm como objetivo aumentar o volume e a qualidade da água na bacia do Rio São Francisco.

 

Sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevista a presidente da  Codevasf, Kênia Marcelino. Ela conta que o governo federal tem dado toda atenção à revitalização do rio. Há sessenta dias foi lançado o Plano Novo Chico, que é a continuidade do programa de Revitalização. São ações que visam a recuperação hidroambiental da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e atingem todos os estados da área de atuação.

 

A presidente explica como acontece a revitalização, fala da relação da população com o Rio São Francisco e da participação da sociedade. E acrecenta que o grande fator que impulsionou o processo de degradação foi a ação do homem no meio ambiente.

 

Para Kênia, as práticas inadequadas de utilização do solo, da água, a questão da poluição, a falta de tratamento de esgoto e a falta de consciência contribui no processo de degradação. “A ação do homem foi responsável, sim, por parte da degradação, e também ela é parte importante, necessária, para as ações da revitalização.”

 

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de janeiro, Cirilo Reis.



Criado em 04/10/2016 - 17:36 e atualizado em 04/10/2016 - 14:45

Mais do programa