Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Datafolha: População associa contrabando a aumento da criminalidade

Maioria também admite que vai continuar consumindo produtos piratas

O Revista Brasil repercutiu a pesquisa do Datafolha que apontou que 75% dos entrevistados consideram que a entrada de produtos contrabandeados no país, favorece o aumento da violência e da crimilnalidade. Apesar de reconhecer esta ligação, a maioria também admite que continuará consumindo produtos ilegais.

 

 

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e ouviu mais de 900 pessoas na Região Sudeste. Sobre o assunto, o programa entrevista o presidente da ETCO, Edson Vismona.  Ele explica que a população, ao aceitar e consumir produtos piratas, colabora com a prática criminosa.

 

 

Vismona analisa ainda outros dados alarmantes constatados na pesquisa. “Mais de 80% reconhecem que o contrabando é uma atividade ilegal e que estimula as organizações criminosas. Mesmo assim, quase metade afirma que continuaria comprando produtos de origem ilegal. Ou seja, falta uma coerência ética no combate a essa prática”. 

 

 

 

O estudo mostrou também que 87% dos entrevistados acreditam que as altas taxas de impostos sobre produtos fabricados no Brasil, favorecem o aumento de produtos contrabandeados, no território nacional.  

 

 

Clique no player acima e ouça a análise do especialista.

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de Janeiro, Cirilo Reis.



Auditores fiscais da Receita Federal estão em greve

Criado em 19/10/2016 - 18:26 e atualizado em 19/10/2016 - 16:30

Mais do programa