Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Revista Brasil repercute segundo turno das eleições municipais

Cidadão eleitor não se enxerga na oferta de partidos e de políticos,

O professor de sociologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Rogério Baptistini, em entrevista ao Revista Brasil desta segunda-feira (31), disse que a primeira leitura dos fatos mais óbvia possível é que os políticos e partidos perderam legitimidade diante da população: "o cidadão eleitor não se enxerga na oferta de partidos e de políticos que ele tem diante de si para escolher".

 

A segunda leitura dos fatos que o sociólogo faz é tentar dar conta do porquê isto tem ocorrido, ou seja, a perda da legitimidade. "E aí nós precisamos regredir ao momento da redemocratização. O nosso sistema saído da Constituição de 88 prometeu, em termos de justiça social, de liberdades, de crescimento econômico, um novo país e não foi capaz de entregar", reflete o professor.

 

Ele disse ainda que, a despeito disso, além da incapacidade de entregar, as campanhas políticas, os políticos e os partidos, em todas as eleições, prometeram o "céu na terra" e foram cansando o eleitorado, a partir de promessas que não se efetivam em práticas concretas.

 

"A distância entre o discurso e a realidade serviu para deteriorar a legitimade desses partidos, quebrando a confiança do cidadão quanto à política. Hoje o cidadão brasileiro não crê que a política seja o caminho para resolver os seus problemas. E isso é uma desgraça para a democracia. É algo que vamos ter que enfrentar com muita coragem e determinação: recuperar a crença na  política e nas instituições", argumenta Baptistini.

 

Ouça a entrevista na íntegra, no player acima.



Criado em 31/10/2016 - 13:35 e atualizado em 31/10/2016 - 11:55

Mais do programa